segunda-feira, 21 de dezembro de 2009



O idiota está de volta!

Autores do Manual do perfeito idiota latino-americano lançam novo livro em que criticam a volta do populismo de esquerda na América Latina

Ao longo de todo o século XX, os líderes populistas da América Latina levantaram bandeiras marxistas, praguejaram contra o imperialismo e prometeram tirar seus povos da pobreza. Sem exceção, todas essas políticas e ideologias fracassaram, o que levou ao recuo dos homens fortes e das ilusórias utopias da esquerda. Agora, uma nova geração de revolucionários tenta ressuscitar os métodos ineficazes de seus antecessores. O venezuelano Hugo Chávez e o boliviano Evo Morales são os expoentes dessa nova esquerda “carnívora”, ainda presa à mentalidade da Guerra Fria. Outra esquerda, “vegetariana”, que governa no Chile e no Brasil, tenta evitar os erros do passado. Mas o fato é que o Idiota latino-americano está de volta.

É o que afirmam Álvaro Vargas Llosa, Plinio Apuleyo Mendoza e Carlos Alberto Montaner em A volta do idiota, um lançamento da Odisséia Editorial. São os mesmos autores do polêmico best-seller Manual do perfeito idiota latino-americano, lançado em 1996. O livro criticava os líderes políticos e formadores de opinião que, apesar de todas as provas em contrário, se apegavam a mitos políticos ultrapassados. A espécie dos “idiotas”, diziam então, era responsável pelo subdesenvolvimento da América Latina.Tais crenças — revolução, nacionalismo econômico, ódio aos Estados Unidos, fé no governo como agente da justiça social, paixão pelo regime do homem forte em lugar da lei — tinham origem, na opinião dos autores, num complexo de inferioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário