
Os principais veículos de comunicação no Brasil informam: "Os preços dos combustíveis são os grandes "vilões" da aceleração da Inflação", Certo?. Mas, os mesmos ao tentarem explicar os motivos, omitem o fator preponderante para tal fato, de que o Estado é o grande vilão.
Para quem não estuda Economia, vou tentar mastigar, eu não gosto de fazer isso, sou extremamente técnico, mas devido às grandes discussões que venho me envolvendo com as pessoas nos lugares, vou explicar de forma bem didática o caso.
Nossa produção de petróleo hoje já consegue abastecer toda a demanda nacional e ainda mais já somos exportadores do ouro negro, certo? Sim, mas pergunta-se porque se olharmos a trajetória dos preços dos combustíveis durante os últimos 20 anos, a trajetória sempre foi ascendente? Já que ficamos auto-suficientes a tendência é que esses números mostrassem uma realidade inversa.
Na Venezuela, pasmem o preço da gasolina é U$ 0,45, nos Estados Unidos U$ 0,98, no Japão U$ 0,90, Alemanha $ 1,60 e assim vai. Pergunta-se o motivo da gasolina no Brasil ser R$ 3,10/litro? Ora bolas, caçarola se conseguimos atender a demanda interna com nossa produção, porque o preço não para de subir? Sim, a resposta é que 45% da composição é de Etanol, isso não justifica porque quando o mesmo custava R$ 0,80, os valores continuavam crescentes.
Assim como o médico quando atende um paciente, receita alguns remédios e cuidados, como Economista posso assegurar um diagnóstico seguem algumas:
- Quebra do Monopólio da Petrobras, estimulando a concorrência conseqüentemente mais empresas, menores preços para angariar clientes;
- Fim da Reserva de Mercado ( Reserva de Mercado é um mecanismo que o Estado proíbe que qualquer outra empresa importe determinado bem, serviço) ou seja, abra-se para Shell, Britsh, Exxon, Texaco, não só comercializarem, mas sim explorarem e beneficiarem petróleo, acabar com o fim da Transpetro, Br Distribuidora que gozam de regalias por serem estatais.
- Diminuição da Carga Tributária sobre os combustíveis ( menos impostos), pois impostos indiretos, geralmente, são pagos pelos consumidores;
- Proibição dos Cartéis com multas e severas sanções aos que praticarem, aos donos dos Postos de Combustíveis,
- Participação maior de Tecnologia Estrangeira para aumento do nosso aparato técnico, e desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Esta é a receita econo-médica, agora o que o paciente teimoso e mentiroso ( Estado) vai fazer ou não, é outra coisa. Certamente, ele não vai seguir as receitas e conseqüentemente vai enganar as pessoas novamente.
E assim vai, depois todos culpam o pobre do MERCADO ( interação livre entre oferta e demanda de bens e serviços) pelo preço abusivo, e esquecem que o grande causador de tudo é o Estado.
"Nem todo mundo é burro", já disse a honesta e miserável senhora que entrou no Palácio do Planalto , para cobrar as falaciosas promessas de campanha do PT. Larguem de frescura, vamos estudar e formar opinião.
Com o atraso das reformas estruturais e das privatizações, o Brasil fica longe de realizar seu potencial. Poderia tornar-se um tigre e se comporta como uma anta... ~ Frase de Roberto Campos
Por Robson Miranda.

Nenhum comentário:
Postar um comentário