
Pensando sobre o Haiti!
Como nós seres humanos somos solidários né mesmo?!Me surpreendo com tanta demagogia dos principais líderes mundiais, é tanta doação, tanta ajuda que ficamos perplexos, porque isso não deveria ter sido enviada antes. Não, a culpa não é da natureza, não é dos deuses, ou de Deus, ou sei lá o que você acredita, a culpa é nossa, essa causa é nossa. AMERICANOS!! Deixamos esse país, que tem um história grandiosa, de escravos libertos, a mercê, completamente esquecido. Com uma renda per capita pequenina, e um governo que não existe, essa federação jamais conseguiria atingir alguma progresso sem ajuda. Poderíamos sim, antes disso tudo, mandar doações, ajudar com investimentos diretos sem pensar em retorno...isso sim é solidariedade, não é aproveitar a miséria agora, para dá uma de bomzinho...Quanto hipocrisia de todos nós...Vamos pensar agora, quantas pessoas estão sofrendo neste exato momento? Quantas famílias estão sem ter o que comer? Quantas vidas se foram? é mais isso, não é nada...basta termos um dor de dente, falta de dinheiro ou sei lá o que, que esquecemos disso e nos voltamos ao nosso problema imediato...somos assim, egoístas..
Recorro agora a um livro de um grande GURU meu....Em Teoria dos Sentimentos Morais, Adam Smith imagina a reação de um humanitário a um terremoto que devasta a longínqua China. Ele iria expressar intensamente sua tristeza pela desgraça de todos esses infelizes. Faria “reflexões melancólicas sobre a precariedade da vida humana e a vacuidade de todos os labores humanos, que num instante puderam ser aniquilados”. Mas quando toda essa bela filosofia tivesse acabado, “continuaria seus negócios ou seu prazer, teria seu repouso ou sua diversão, com o mesmo relaxamento e tranqüilidade que teria se tal acidente não tivesse ocorrido”.
Em contrapartida, o mais frívolo desastre que se abatesse sobre ele causaria uma perturbação mais real. Uma simples dor de dente poderia lhe incomodar de verdade mais que a ruína de dezenas de milhares de pessoas distantes. Em suma, o homem é mesmo um ser voltado para si próprio. Partir de uma premissa diferente, do “novo homem” totalmente abnegado e altruísta, voltado para o “bem-geral”, costuma levar a crenças totalmente contrárias à natureza humana, com resultados catastróficos.
Temos que recuperar o CORAÇÃo, o SENTIR é ali que estão os valores, os grandes sonhos e as energias que movem o universo. É o que nos permite uma travessia feliz...
O HAITI, é culpa nossa, é miserável por nossa culpa, falta de infraestrutura, falta de tudo literalmente....não é culpa da natureza....Os multiplicadores do terremoto,foram devido a essas faltas...
Robson Miranda....

Nenhum comentário:
Postar um comentário