segunda-feira, 5 de julho de 2010

Encerrando o Ciclo Político.




Vem chegando as eleições no Brasil, que diga-se de passagem mais parece uma feira livre, onde quem vende mais e melhor, consegue o seu objetivo. Mas, não entraremos no campo moral nesse artigo, pois seríamos incapazes de conseguir percorrer todo o universo para apontar um alma ilibada nesse terreno sujo, truculento e nebuloso.

Falarei aqui, sem cunho ideológico algum, mesmo porque, de quem me conhece sabe que sou contra qualquer forma de ideologia nacional, ficando apenas admirando o exemplo inglês de fazer política. Bem, já desponta logo os dois canditados presidenciavéis que lutarão pela cadeira de Presidente da República, instituição essa, que independetemente de qualquer vocação política, merece ser preservada e respeitada.

O governo atual, liderado pelo atual presidente Lula, tenta fazer a sua sucessora, a ministra Dilma Rousseff, do outro lado, da ala dos tucanos, o sempre José Serra. Olhando com lucidez e senso crítico, logo direi que se fosse levar em conta qualquer cunho ideológico, não teria canditados a votar no Brasil, mas como sou cidadão e gosto de exercer minha cidadania, e escolher o que acho melhor, vou as urnas e procuro ter coerencia na hora do voto.

Não me vendo por palavras, ou por qualquer promessa infudada, como quase um Economista, aliás diga-se de passagem, tanto Dilma quanto Serra, são Economistas, consigo acrescentar as paixãos cotidianas das propagandas eleitorais, ajudadas pelo "mercadologos" de plantão, meu lado mais racional. Eu voto em Projetos, Propostas, voto naquele ou naquela que me despertar o mais nobre dos sentimentos para um homem público, o caráter de um homem honesto.

Entendo que no atual processo, precisamos ter discernimento ao fazer escolhas, optar pelo continuísmo, ou fazer uma mudança. Acredito que, é preciso que se encerre esse ciclo do PT, tiveram suas assetividades e deslizes, e chegou a hora de mudar. Encerrar esse ciclo e entrar em outro, para que não coloquemos em cheque nossa imatura democracia. Precisamos também perceber, e ser generoso com os outros governos e esse também. Hoje, não creditamos ao governo anterior o mérito do Plano Real, que posteriormente estabilizou nossa economia, não creditamos a importância das privatizações de empresas estatais deficitárias, temos que percerber a importancia que teve a LRF( Lei de Responsabilidade Fiscal), olhar e sermos generosos com os antepassados. Não lembrar do Collor como só o impecheament, mas lembrar da importancia que teve a abertura comercial, que anos depois, colocou nossa indústria a pé de concorrer com a estrangeira.

Entender esse processo é também validar a importancia da era Lula, é creditar a manuntenção da agenda econômica do governo anterior, mesmo com algumas discordâncias técnicas do programa, acreditar na distribuição de rendas dessas programas sociais, entre outros.

Mas, o importante é que se encerre esse ciclo político, como tudo na natureza, tem começo, meio e fim, e assim tudo continua vivendo harmonicamente no mundo, o ciclo político atual precisa ser encerrado e dá inicio a outro projeto de Brasil, seja lá quem for que estiver a frente.

Seja a favor da Democracia.

Robson Miranda....

Nenhum comentário:

Postar um comentário