domingo, 1 de junho de 2014

Dr. Roberto Campos, meu ídolo.












Colaborador e executor do Plano de Metas do governo JK, criador do BNDES e do Estatuto da Terra, inventor do plano de reestruturação econômica que possibilitou tirar da faixa de pobreza mais de 30 por cento da nossa população, Roberto Campos fez mais por este país do que qualquer outro intelectual brasileiro da sua geração. Mesmo que sua lição tivesse vindo somente pelo exemplo e não por milhares e milhares de páginas de luminosa graça e potente erudição, ele já teria sido um autêntico instrutor e guia da sua pátria: Magister patriae.







Em retribuição, foi também o mais caluniado, desprezado e aviltado personagem em meio século de História do Brasil. E não são coisas de jornais velhos. Ainda circulam livros didáticos que o mostram às crianças com as feições de um Drácula da economia. Mas, com todos esses quilômetros de papel sujo, seus detratores jamais conseguiram intimidá-lo, perturbá-lo ou extinguir seu bom humor. Conseguiram apenas fazer de si mesmos, coletivamente, um monumento à impotência da calúnia e à glória do caluniado.










Algumas frases imortais desse, que considero o maior PENSADOR que esse país já teve, grande Dr. Roberto.

“É excelente ser bem falado na saída. Melhor do que ser bem recebido na entrada.”

“Fui um bom profeta. Pelo menos, melhor que Marx. Ele previra o colapso do capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do socialismo.”

“Sempre achei que um dos mais graves problemas dos países subdesenvolvidos é sua incompetência na descoberta dos seus verdadeiros inimigos. Assim, por exemplo, os responsáveis pela nossa verdadeira pobreza não são o liberalismo nem o capitalismo, em que somos noviços destreinados, e sim a inflação, a falta de educação básica e um assistencialismo governamental incompetente, que faz com que os assistentes passem melhor do que os assistidos.”

“A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor.”

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NOVA ERA....

COMEÇO DE UMA NOVA ERA, DESDE PEQUENO VENHO TENTANDO SER UM HOMEM MAIS AUSTERO, MAIS LÚCIDO E MAIS AGUERRIDO... SINTO QUE A CADA DIA ME TORNO MELHOR, APESAR DE ESCUTAR E VIVENCIAR DIVERSAS "MALUQUICES" QUE NOS CERCAM, VENHO ERGUENDO PEQUENAS BANDEIRAS NO DIA A A DIA, BUSCANDO SEMPRE A PERFEIÇÃO, E FORMANDO OPINIÃO.... PROCURO ME MANTER FORA DO ALCANCE DE VISÃO DESSA GENTE...TENTO SER EM UM AMBIENTE TE PESSOAS CRETINAS, UM DOS RAROS EXEMPLARES DE HOMEM QUE COMO DISSE O GRANDE ARISTÓTELES: O SPOUDAIOS, O HOMEM MADURO DE SUA ÉTICA....AQUELE QUE ENCARNA A AUTORIDADE DA RAZÃO....E POR ISSO ESTOU APTO A FAZER O BEM A TODOS....O NOME DISSO É HUMILDADE, POIS A HUMILDADE NO FUNDO É O SENSO REAL...